Armazém Cowork

Armazém Cowork

Responsabilidade
e impacto ecossocial

No Armazém Cowork, levamos a sério a importância de liderar pelo exemplo, numa perspectiva de cidadania global.
Nas nossas operações e tomadas de decisão escolhemos uma abordagem aspiracional mas prática, de redução, otimização e sensibilização.

Recursos partilhados

Tudo na partilha de um espaço de trabalho – as mesas flexíveis, os espaços de uso comum, a partilha de serviços (de limpeza, eletricidade, internet, entre outros) – optimiza a gestão de recursos.

Reabilitação do Armazém

Um antigo armazém, vago há décadas no centro do Porto, transformou-se num armazém de idéias.​

Este projeto é uma reflexão do Coletivo Oitoo sobre as qualidades ocultas de espaços no piso térreo frequentemente não utilizados e funciona como um método de reativação de espaços devolutos.

As cidades em 15 minutos

A mobilidade urbana tem um contributo muito importante nas emissões de CO2 e a melhor mobilidade é aquela que é mais reduzida, opcional, descarbonizada, a pé ou de bicicleta.

No Armazém Cowork, tudo está a uma curta distância e num ritmo de vida desacelerado, próximo do comércio local, a comunidade, o jardim e o espaço público.

Há algo de fascinante no verde!

Respirar fundo e oxigenar é terapêutico e rejuvenesce-nos. Em tempos de crescente tensão política, incerteza económica e crise de saúde pública, um pedaço de natureza, dentro do escritório ajuda-nos a combater a ansiedade.

Cultivar o solo
e a comunidade

As hortas urbanas têm um papel importante no bem-estar da comunidade: sensibilização para a questões ambientais como a conservação de recursos naturais, são pedagógicas, terapêuticas e ainda estimulam e facilitam a interacção social.

Nesta fase em que cada vez mais valorizamos o exterior, este projeto é a cereja no topo da árvore para criar ligações entre os nossos coworkers/voluntários num ambiente seguro.

Terra à Terra

Com as ações de compostagem promovida pela LIPOR, conseguimos tratar alguns dos resíduos que produzimos no Armazém Cowork:

🌳 Aparas de jardim (poda das árvores e relvado)
🙌 Toalhetes de mãos em papel reciclado
☕️ Borras de café, chá e filtros de papel
🥗 Resíduos de preparação de alimentos
🍌 Cascas e caroços de frutos

O composto de matéria orgânica resultante é utilizado como fertilizante no substrato das nossas plantas. Dando à terra o que vem da Terra, fechamos juntos mais um círculo!

No escritório,
como em casa

A cultura de descalçar à entrada atua a vários níveis: num ambiente tranquilo, reduz o ruído de saltos; diminui o desgaste do pavimento; mantém o espaço limpo por mais tempo;  alivia a pressão de calçado pouco ortopédico; e, sobretudo, podes arrasar com as tuas meias e pantufas!

Swap Spot
Circular Wear

A Circular Wear sensibiliza para o desperdício e poluição provocados pela indústria da moda.

O Armazém Cowork é um dos Swap Spots mapeados na cidade do Porto.

Aqui, podemos trocar as nossas peças de roupa, ficar com itens que são novos para nós, de alguém que já não as quer. Evitar que tudo isto vá para os aterros.

Deixa uma peça que já não uses
Escolhe uma peça que queiras usar